A CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 2.924/2023. A proposta visa rever o tratamento dado pela Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981) ao transporte rodoviário de cargas perigosas. Um dos principais pontos da proposição é que a atividade passará a ser caracterizada como potencial poluidora de pequeno grau, distinguindo-se das atividades de terminais, depósitos e comércio de cargas perigosas, como combustíveis e explosivos.
Com relatoria do deputado Bebeto (PSB-BA) e autoria do deputado Pedro Westphalen (PP-RS), o projeto conta com o apoio CNT (Confederação Nacional do Transporte) e consta na Agenda Institucional Transporte e Logística 2024.
O texto avança, ainda, ao criar a licença única para o transporte de cargas perigosas, aplicada a partir do CNPJ raiz das empresas, simplificando a atual necessidade de licenças de caráter estadual ou municipal. Na avaliação da CNT, a legislação padronizada é essencial para reduzir a burocracia e os custos desnecessários atualmente enfrentados pelas empresas de transporte.
A proposta segue, agora, para a análise da CMADS (Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) da Casa Legislativa.
Fonte: contabeis.com.br
Imagem utilizada: cnt.org.br
JONATHAN OLIVEIRA – SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
CNPJ 36.439.306/0001-96
Av. Rio Grande do Sul, 1345, Sala 608, Bairro dos Estados
Emp. Evolution Business Center, João Pessoa/PB, CEP 58.030-021
E-mail: juridico@jonathanoliveira.adv.br
Celular: (83) 9.9905-3800 (TIM)
JONATHAN OLIVEIRA – Advogado (OAB/PB, nº 22.560) e Administrador (CRA/PB nº 4265). Sócio fundador do escritório JOA – Jonathan Oliveira Advocacia. Assessor Jurídico do SETCEPB – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Paraíba, da FETRANSLOG NORDESTE – Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Nordeste e da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa/PB, Conciliador Trabalhista, ex-Conselheiro do CETRAN/PB – Conselho Estadual e membro da JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações do DETRAN/PB.