Texto ainda precisa ser analisado por quatro comissões da Câmara.
Tramita em caráter conclusivo o projeto de lei (PL) 265/24 que permite ao segurado especial da Previdência Social receber pensão por morte superior ao valor do salário mínimo.
Atualmente, nesse caso, o beneficiário perderá a condição de segurado especial.
Com base nisso, o segurado especial terá pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão de até um salário-mínimo.
O deputado Pezenti, autor da proposta, informa que “hoje, são segurados especiais o produtor rural, seu cônjuge ou companheiro, os filhos maiores de 16 anos ou que estejam trabalhando na atividade rural e outros integrantes da família”.
“A atual previsão legal restringe o acesso à cobertura previdenciária do pequeno agricultor familiar que passasse legitimamente a receber pensão por morte com valor superior ao salário mínimo”, acrescenta.
Segundo a legislação, atualmente, são segurados especiais aqueles que exercem atividades de maneira individual ou em regime de economia familiar, conseguindo o sustento próprio.
Além disso, o segurado especial contribui conforme o valor de venda da produção individual ou de toda a família. Diante disso, todos passam a ter direito a aposentadoria e outros benefícios, entre os quais está o de incapacidade temporária e indo até o salário-maternidade.
Até o momento, o texto ainda precisa ser analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: contabeis.com.br
JONATHAN OLIVEIRA – SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
CNPJ 36.439.306/0001-96
Av. Rio Grande do Sul, 1345, Sala 608, Bairro dos Estados
Emp. Evolution Business Center, João Pessoa/PB, CEP 58.030-021
E-mail: juridico@jonathanoliveira.adv.br
Celular: (83) 9.9905-3800 (TIM)
JONATHAN OLIVEIRA – Advogado (OAB/PB, nº 22.560) e Administrador (CRA/PB nº 4265). Assessor Jurídico do SETCEPB – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Paraíba, da FETRANSLOG NORDESTE – Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Nordeste e da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa/PB, Conciliador Trabalhista e Conselheiro Suplente do CETRAN/PB – Conselho Estadual