O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve uma condenação por danos morais confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) no valor de R$ 5 mil para segurada que teve a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) extraviada pela autarquia.
A justiça entendeu que o poder público tem o dever legal de assegurar a integridade de pessoas ou coisas sob sua guarda, proteção ou custódia.
A segurada na ação judicial apontou que no decorrer do processo administrativo relativo ao pedido de aposentadoria, iniciado em novembro de 2008, a autarquia extraviou a CTPS e seu benefício somente foi concedido em 2019.
No julgamento da ação em primeira instância, o magistrado considerou que a CTPS é documento fundamental para o trabalhador, uma vez que contempla registro do histórico de sua vida laboral.
Apesar do recurso da autarquia, o Tribunal seguiu entendimento no sentido de que o extravio do documento não constitui mero aborrecimento, dado que pode causar risco à garantia dos direitos trabalhistas do indivíduo.
A 6ª Turma do Tribunal observou na decisão que, no caso concreto, o conjunto probatório demonstrou que o recurso interposto pela autora da decisão que indeferiu o benefício previdenciário foi instruído com as CTPS’s.
Após a entrega das CTPS’s, os documentos não foram devolvidos pelo INSS, nesse sentido negou provimento ao recurso do INSS enfatizando que restou “demonstrado o dano moral sofrido pela parte autora pelo extravio de sua CTPS, bem como o nexo causal entre a conduta desidiosa e o prejuízo suportado, mostra-se devida a condenação”.
Fonte: contabeis.com.br
Imagem utilizada: Reprodução internet
JONATHAN OLIVEIRA – SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
CNPJ 36.439.306/0001-96
Av. Rio Grande do Sul, 1345, Sala 608, Bairro dos Estados
Emp. Evolution Business Center, João Pessoa/PB, CEP 58.030-021
E-mail: juridico@jonathanoliveira.adv.br
Celular: (83) 9.9905-3800 (TIM)
JONATHAN OLIVEIRA – Advogado (OAB/PB, nº 22.560) e Administrador (CRA/PB nº 4265). Assessor Jurídico do SETCEPB – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado da Paraíba, da FETRANSLOG NORDESTE – Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Nordeste e da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa/PB, Conciliador Trabalhista e Conselheiro Suplente do CETRAN/PB – Conselho Estadual